Antes de possível reunião com Trump, Lula exalta comércio sem dólar

Durante sua visita oficial à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o protecionismo econômico e defendeu o uso de moedas locais no comércio internacional como alternativa ao dólar. As declarações foram feitas nesta quinta-feira (23), em meio à expectativa de um possível encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no país asiático. Segundo o petista, tanto o Brasil quanto a Indonésia compartilham o desejo de fortalecer o comércio livre e reduzir a dependência de potências econômicas.

Em discurso à imprensa, Lula afirmou que o Século XXI exige coragem e mudanças estruturais nas relações comerciais, de modo a evitar a dependência de um único centro de poder. “Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Queremos democracia comercial e não protecionismo”, destacou o presidente. As falas de Lula contrastam com a postura de Trump, que desde o início do mandato tem se posicionado contra a proposta de países do Brics de reduzir o papel do dólar no comércio global.

  • Related Posts

    Haddad afirma confiar em Renan para relatar projeto do IR

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nessa terça-feira (28) que confia no trabalho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), designado para relatar o projeto de lei que isenta do Imposto…

    Trump trocou Bolsonaro por Lula por considerá-lo “perdedor”, dizem fontes

    Os preços elevados da carne e do café — dois dos principais produtos exportados pelo Brasil — foram apontados como um dos fatores que influenciaram a recente mudança de postura…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *