Governo ou Senado: JHC só vai decidir aos 45 do segundo tempo; entenda

O futuro político do prefeito de Maceió só será decidido no prazo final. Aos 45 do segundo tempo, literalmente e com risco de ir para a prorrogação.

Não é que ele não queira decidir agora. É que não pode mesmo. Quem conversa com JHC ouve dele a mesma e cautelosa resposta: “estamos avaliando”.

“Dentro” do seu grupo, com os “de casa”, João Henrique Caldas diz que pretende ser candidato a governador. E de fato esse é seu desejo. JHC, no entanto, tem pés no chão e sabe que pode perder num confronto direto com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Por isso, a disputa por uma das duas vagas para o Senado virou plano A.

É improvável que JHC vá para o confronto com Renan Filho. E não só porque o ministro aparece como favorito na disputa pelo governo. Os dois se aproximaram no processo que levou a escolha de Marluce Caldas para o STJ.

Não houve acordo formal, mas ficou estabelecida uma aliança tácita em que ambos combinaram que não irão para o confronto direto em 2026. Portanto, se Renan Filho for candidato ao governo – e ele será – JHC deve disputar o Senado.

E quanto a Renan, que já é senador, só pode ser candidato ao governo.

Na prática, a posição do prefeito é considerada “pacificadora” nos meios políticos. Como candidato a senador ele trabalharia para manter um espaço que passou a ser dele com a posse da senadora Eudócia caldas no início deste ano.

  • Related Posts

    Câmara Municipal convoca audiência pública para discutir a falta d’água em Arapiraca

    Nesta quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Arapiraca irá promover uma audiência pública crucial para debater os persistentes problemas de abastecimento de água que afligem diversos bairros da cidade, além…

    Veja quem são os ‘donos das bases’ para deputado estadual em Alagoas

    Na política, quem tem base eleitoral tem meio caminho andado – as vezes um caminho e meio – para vencer as eleições, especialmente nos pleitos proporcionais. No tabuleiro político de…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *