Lula e Zelensky podem retomar diálogo durante Assembleia Geral da ONU

Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky podem voltar a se encontrar em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, que tem início nesta terça-feira (23). A retomada do diálogo entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia foi solicitada por Zelensky, que pediu formalmente uma reunião com Lula. Fontes ligadas à diplomacia brasileira confirmaram o pedido ao Metrópoles.

Tensão diplomática

  • Desde o início do governo Lula 3, o Brasil é alvo de críticas por parte da Ucrânia.
  • Para o governo de Volodymyr Zelensky, gestos e falas do líder brasileiro são vistos como posicionamentos pró-Rússia.
  • A situação entre os dois países escalou após Lula viajar à Rússia, no início de maio, para participar das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou.
  • Na época, o governo ucraniano recusou ao menos duas tentativas de conversas telefônicas entre Lula e Zelensky.
  • A tentativa de reaproximação de Lula com Zelensky foi vista por Kiev como um gesto de “cinismo”, com o objetivo de “mascarar” um possível novo sinal positivo a Putin.
  • A diplomacia brasileira nega qualquer crise na relação entre os dois países.
  • Na última cúpula do G7, no Canadá, um encontro entre os dois presidentes chegou a ser anunciado. A reunião, porém, não aconteceu devido a problemas de agenda.

De acordo com interlocutores que preferiram não se identificar, o governo brasileiro está analisando o pedido de reunião feito por Volodymyr Zelensky, assim como outras solicitações de encontros bilaterais durante a Assembleia Geral da ONU. Até o momento, o Itamaraty não confirmou se haverá ou não uma reunião entre Lula e o presidente ucraniano.

  • Related Posts

    Química entre Trump e Lula aconteceu após atuação da J&F junto ao governo americano

    A relação entre Donald Trump e Lula pode até parecer surpreendente, mas, segundo uma comparação bem-humorada, ela tem o número 28 da tabela periódica como símbolo: é níquel — um…

    Renan sendo Renan: botão de pânico está acionado

    O experiente camaleão volta a dar as cartas em alguns espaços preciosos de Brasília. Desde que se declarou inimigo de Bolsonaro, Renan teve a paz selada com o Grupo Globo,…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *