Marcelo Victor afina estratégia para assumir o poder em Alagoas até 2030

Após superar a fase de engolir sapos, o deputado Marcelo Victor se especializa agora na arte de cozinhar o sapo em fogo baixo, e assim vai consolidando sua posição de liderança política em Alagoas. Abrigado no MDB, o presidente da Assembleia prepara o terreno para alçar voos mais altos em 2030, quando pretende assumir as rédeas da sucessão estadual, missão que hoje divide com os Calheiros. 

Seu maior desafio foi costurar o acordo de 2022 que garantiu a eleição de Renan Filho ao Senado, a reeleição do senador Renan Calheiros e a recondução do governador Paulo Dantas, aliado de primeira hora. Pelo acordo, o clã de Murici passará o bastão para Marcelo Victor em 2030, mas permanecerá aliado ao poder sob nova direção. Até lá, o deputado vai cozinhando em fogo lento os sapos que não puder engolir vivos. 

Renan Filho não morre de amores por Marcelo Victor, e vice versa, mas os interesses políticos falam mais alto; e a cada eleição terão de superar obstáculos para consolidar seus projetos de poder. Renan Filho tem ambições de ser vice-presidente na chapa de Lula, mas Marcelo Victor cobra dele o compromisso de disputar o Governo de Alagoas em 2026. 4

Da mesma forma, Paulo Dantas foi reeleito governador com o compromisso de ficar no cargo até o fim do mandato. Sua permanência no governo faz parte da estratégia montada em 2022, mas Dantas pode renunciar desde que haja um acordo para o vicegovernador Ronaldo Lessa também deixar o cargo. 

Aos 76 anos e com problemas de saúde, Lessa tem dado sinais de que pode pendurar as chuteiras, mas seus aliados e o PDT acham que ele deve continuar no cargo e concorrer ao governo em 2026. De sua decisão dependerá o destino de Paulo Dantas, que pretende participar das eleições do próximo ano. 

Com forte atuação de bastidores, Marcelo Victor, nas raras entrevistas concedidas até hoje, tem instado Renan Filho e Paulo Dantas a cumprirem a palavra empenhada em 2022. Louvado por honrar compromissos assumidos, o presidente da Assembleia Legislativa não aceita quebra de contrato de seus aliados.

  • Related Posts

    Pesquisa aponta empate técnico entre Davino, Renan, Lira, Gaspar e Marina Cândia para o Senado em AL

    Uma pesquisa exclusiva do Instituto Falpe revelou um cenário bastante competitivo na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal por Alagoas. Realizado entre os dias 24 de outubro e 2…

    Arthur Lira manda recado para Renan Calheiros durante festa dos 101 anos Arapiraca

    Durante a comemoração dos 101 anos de Arapiraca, o deputado federal Arthur Lira aproveitou o evento para enviar um recado indireto ao senador Renan Calheiros. Em seu discurso, Lira ressaltou…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *