Novo partido? PSDB tem reunião para definir fusão com Podemos

O PSDB realizará uma reunião nesta terça-feira (29), às 10h, para decidir sobre a fusão com o Podemos. O objetivo é criar um novo partido a partir da união das duas siglas. Segundo o PSDB, as negociações estão em estágio avançado, e a tendência é que a fusão seja aprovada.

Atualmente, o PSDB possui 3 senadores e 13 deputados federais, enquanto o Podemos conta com 4 senadores e 15 deputados. Se a fusão for concretizada, a bancada do novo partido poderá reunir 7 senadores e 28 deputados.

Ainda não há definição sobre qual será o nome da nova legenda. Há quem defenda que, por enquanto, o novo partido só se chame “PSDB-Podemos”, e a escolha oficial do novo nome fique para frente. Mas já existem nomes cogitados. São eles “Juntos 20” e “Moderados”.

O PSDB tem a expectativa de que, após a aprovação e a concretização da fusão, um nome do partido ocupe a presidência da nova legenda em um primeiro momento.

Um dos acordos preliminares define que, nos estados onde o novo partido tiver um senador, este assumirá a presidência do diretório estadual. Como cada um dos 7 senadores das legendas envolvidas representa um estado diferente, não se espera disputa por essas posições.

A única exceção a essa regra seria o Mato Grosso do Sul, onde o governador Eduardo Riedel (PSDB) deve assumir a presidência do novo partido, apesar de a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) também ser do estado.

  • Related Posts

    Pesquisa aponta empate técnico entre Davino, Renan, Lira, Gaspar e Marina Cândia para o Senado em AL

    Uma pesquisa exclusiva do Instituto Falpe revelou um cenário bastante competitivo na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal por Alagoas. Realizado entre os dias 24 de outubro e 2…

    Arthur Lira manda recado para Renan Calheiros durante festa dos 101 anos Arapiraca

    Durante a comemoração dos 101 anos de Arapiraca, o deputado federal Arthur Lira aproveitou o evento para enviar um recado indireto ao senador Renan Calheiros. Em seu discurso, Lira ressaltou…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *